Luís Cabral afirma que ter um centro de tratamento inovador para diabéticos nos Açores é um “orgulho para a tutela”

Overview

Luis Cabral saude Açores diabeticos atendimento hospitais

O Secretário Regional da Saúde manifestou a “satisfação e orgulho” da tutela com a criação do Centro de Tratamento para Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina no Hospital do Divino Espírito Santo, considerando que será “mais uma valência para os utentes do Serviço Regional de Saúde que possibilita uma melhor prevenção de doenças derivadas da diabetes”.

Luís Cabral falava na cerimónia de assinatura de um acordo de cooperação entre a Direção Regional de Saúde, o Hospital do Divino Espírito Santo e a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, que visa a promoção do acesso dos utentes do Serviço Regional de Saúde com diabetes ao tratamento por dispositivo de Perfusão Subcutânea contínua de insulina.

Na sua intervenção, Luís Cabral frisou que os Açores são umas das regiões que está na “linha da frente” no que respeita a esta matéria.

O centro de tratamento agora criado será composto por uma equipa de profissionais que se encontram em formação e que estarão devidamente habilitados para a prática deste processo de terapia, assim como para situações de emergência nesta área.

O Secretário Regional destacou ainda a mais-valia que resulta de este serviço “ter um atendimento de 24 horas, de forma a garantir, em qualquer circunstância, a capacidade de resposta dentro desta área”.

Com estes novos dispositivos, acrescentou o Secretário Regional, “há uma melhor adesão dos jovens nessa fase e isso garante que cheguem a uma idade adulta com os seus níveis de diabetes controlados, o que vem evitar todos os outros problemas de saúde que anteriormente se verificavam e que derivam da doença”.

O centro de tratamento dará consultas específicas aos utentes em terapêutica intensiva com bombas de perfusão subcutânea contínua de insulina, assim como acompanhará os doentes com esta patologia.

DL/Gacs

Categorias: Saúde