Oferta de biblioteca açoriana à Universidade de Massachusetts é aposta na divulgação dos Açores nos EUA

Overview

Açores EUA comunidades biblioteca

O Diretor Regional das Comunidades afirmou, em Lowell, nos Estados Unidos da América, que a biblioteca com mais de 300 livros e cerca de 80 CD e DVD de temas e autores açorianos que o Governo dos Açores ofereceu à Universidade de Massachusetts constitui “uma clara aposta na divulgação dos Açores nos EUA”.

Para o Diretor Regional das Comunidades, a disponibilização de informação acessível ao público em geral “contribui para a valorização pela sociedade de acolhimento” da comunidade açoriana emigrada e dos seus descendentes, acrescentando que “nunca será de mais relevar o papel que desempenharam e desempenham no progresso deste país”.

Paulo Teves salientou que o Governo Regional tem investido na divulgação dos autores açorianos, quer através da oferta de bibliotecas, como foi o caso, em junho, das que foram entregues às bibliotecas Nacional e da Universidade das Bermudas, quer na criação do Programa Emanuel Félix, que visa apoiar a tradução para língua inglesa de autores açorianos para posterior publicação nos EUA, Canadá e Bermudas, ou ainda através do envio regular de obras a todas as Casas dos Açores.

A Biblioteca Açoriana, cuja inauguração contou com a presença de Luis Falcon, diretor da Faculdade de Belas Artes, Humanidades e Ciências Sociais da Universidade de Massachusetts em Lowell, e de George Hart, diretor das bibliotecas desta universidade, foi organizada em parceria com o Saab-Pedroso Center for Portuguese Culture and Research.

Este Centro foi fundado em 2013 por Frank Sousa, emigrante açoriano oriundo de S. Jorge, que atualmente dirige e promove o estudo multidisciplinar da língua, literaturas e culturas lusófonas e das suas diásporas através da elaboração e disponibilização de programas e disciplinas sobre a língua e a cultura portuguesas.

Neste primeiro dia da visita às comunidades açorianas da costa leste dos EUA, Paulo Teves está também presente na cerimónia de Entrada das Insígnias do Divino Espírito Santo, da Bênção das Pensões e da sua distribuição, que decorre no Kennedy Park, em Fall River.

DL/Gacs

Categorias: Comunidades