Vacina contra o rotavírus será introduzida nos reembolsos

Overview

Luis-Cabral-secretario-saude-plenario-maio2015-Jornal-Dario-da-Lagoa

O Secretário Regional da Saúde anunciou que o Governo dos Açores decidiu “introduzir na portaria dos reembolsos a vacina contra o rotavírus”, salientando que se trata de “um apoio importante para as famílias com filhos”.

Luís Cabral, que falava na Assembleia Legislativa durante um debate sobre a portaria que define os reembolsos do Serviço Regional de Saúde, congratulou o Grupo Parlamentar do Partido Socialista que, ao contrário do PSD, contribuiu de forma construtiva com algumas alterações ao diploma, onde se destaca a introdução da vacina contra o rotavírus.

O rotavírus é um vírus extremamente frequente e muito contagioso, responsável pela maioria das gastroenterites virais em crianças e bebés, sendo a causa mais frequente de diarreia aguda e vómitos em crianças pequenas.

Estes sintomas podem rapidamente levar à desidratação, o que pode originar complicações e internamentos hospitalares.

O Secretário Regional anunciou também que será igualmente alterado o “reembolso da vacina pneumocócica” para abranger também os adultos, de acordo com as indicações técnicas que vieram agora provar que a vacinação confere “proteção não só às crianças, mas também aos grupos de risco e idosos”. 

O Secretário Regional anunciou ainda a alteração do limite de algumas análises, de acordo com as propostas que tem recebido sobre esta matéria.

DL/Gacs

Categorias: Saúde