Portfólio Temático – Romeiros de Santa Cruz

FOto reportagem romeiros

Clique para ver o álbum

Carlos Brum Melo, jurista na Seção Regional dos Açores do Tribunal de Contas, é natural de Ponta Delgada e move-se pelo mundo procurando eternizar-se naquilo que vê através da fotografia.

Elegendo a fotografia de viagem como a sua forma de expressão, percorre os diversos segmentos da fotografia de rua, noturna, abstrata, arquitetura e/ou natureza, como instrumentos para a sua intervenção.

As suas melhores fotografias foram tiradas de improviso, por isso procura estar preparado, custe o que custar. Em constante aprendizagem, já fotografou em locais como os Açores, grandes capitais europeias, Macau, Hong Kong, Tailândia e Finlândia. Deste último trabalho, teve oportunidade de publicar um portfólio de 12 fotografias numa das mais prestigiadas revistas de fotografia nacional, O Mundo da Fotografia, na sua edição de março do corrente ano.

Em constantes projetos fotográficos, os mais recentes tiveram as suas raízes no festival de música Tremor, em Ponta Delgada, e com os romeiros de Santa Cruz da Lagoa.

O projeto fotográfico dos Romeiros de Carlos Brum Melo, iniciado este ano, com o rancho de Santa Cruz da Lagoa, partiu de um desafio lançado pelo próprio de retratar com consistência e elevada dignidade esta tradição micaelense, profundamente enraizada, que enaltece o culto, a capacidade de sacrifício físico, a libertação material e a generosidade de um povo açoriano. À reportagem, procurou aliar a componente artística introduzindo as suas técnicas, captando sentimentos, traços, linhas e cores, sempre únicos. Não obstante ser um  tema já abordado, cada rancho tem os seus próprios elementos, as suas próprias particularidades, momentos e compromissos que os fazem realizar uma viagem espiritual pela ilha de São Miguel, num percurso individual, que se torna familiar, com reflexos comunitárias. Com o seu olhar   único, pretende assumir com os  Romeiros um projeto de longa duração, captando momentos únicos, num contributo para o espólio regional desta tradição.

Conheça melhor o autor  em: https://www.facebook.com/brumphotos

Texto e Fotos: Carlos Melo Brum

Categorias: Cultura, Social

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*