Câmara da Ribeira Grande apoiou mais de 700 famílias em 2014

Overview

Ribeira-Grande-apoio-familias-

A Câmara da Ribeira Grande apoiou mais de setecentos agregados familiares no concelho ao longo do ano de 2014 no âmbito dos apoios sociais concedidos pela autarquia, tanto ao nível do Fundo de Emergência Social (FES) como por via da habitação degradada, refere uma nota da autarquia. 

A criação do Fundo de Emergência Social, uma medida implementada pelo atual executivo e que se insere na política de ter uma Câmara mais humana, permitiu ajudar 605 agregados familiares que requereram apoio, o que significa que cerca de três mil pessoas foram auxiliadas em momentos de maior necessidade, lê-se. 

O Fundo de Emergência Social proporcionou às famílias que o solicitaram receber apoio para o pagamento de pequenas contas – água, luz ou gás, próteses oculares, compra de bens alimentares de primeira necessidade ou medicamentos devidamente comprovados mediante receita médica. 

Esta medida também contribuiu para gerar mais economia local, na medida em que, por opção do executivo camarário, as compras dos bens alimentares foram sendo feitas no pequeno comércio, proporcionando-lhe um maior volume de vendas. 

A freguesia de Matriz foi a que mais pedidos deferidos registou (147), seguida da Ribeirinha (143) e Rabo de Peixe (136). O total do apoio financeiro concedido às famílias das diferentes freguesias do concelho rondou os 94 mil euros. 

No ano de 2014 a Câmara da Ribeira Grande também reativou o apoio à habitação degradada, inserindo na rúbrica um montante de 85 mil euros que permitiu ajudar as famílias em pequenas obras de conservação e restauro nas suas habitações. 

Deram entrada na autarquia 179 processos. À semelhança do FES, os agregados familiares da freguesia de Matriz foram os maiores beneficiados com 25 processos validados, perfazendo um total de 17.700 euros de apoio concedido. 

Seguiram-se Ribeira Seca (18) e Rabo de Peixe (15) com montantes atribuídos na ordem dos 14.500 e 13.300 euros, respetivamente. Tal como o Fundo de Emergência Social, o apoio à habitação degradada também tocou nas diferentes freguesias da Ribeira Grande, contribuindo para a melhoria das condições de habitabilidade dos agregados familiares que o requereram, refere a mesma nota.

DL/CMRG

Categorias: Regional