Jorge Rita alerta para os perigos da baixa do preço do leite
A Federação Agrícola dos Açores já pediu ao Governo Regional para dar uma atenção especial ao setor leiteiro. Jorge Rita alerta para o agravamento das dificuldades dos produtores e avisa que o aumento das insolvências no setor vai afetar toda a economia regional.
Segundo a televisão pública regional, a Lavoura contesta as descidas anunciadas do preço do leite a partir deste mês de janeiro.
Jorge Rita diz que estas descidas podem estrangular esta economia importante na região.
“A indústria tem que compreender que não pode fazer descidas quando apetece e o argumento sobre o excesso de produção, têm que perceber que esta não é uma torneira que se abre ou fecha quando apetece”.
O Homem forte da lavoura açoriana deixa ainda um desafio à industria para que se acautele com estas descidas até porque poderá ser criada uma situação grave a montante, “… e depois não digam que não existe industria e leite como já acontece em algumas ilhas”.
Para Jorge Rita as descidas do preço do leite são um prejuízo enorme na produção do leite e que não fazem sentido.
O Presidente da Federação Agrícola dos Açores alerta ainda a Região para que, em conjunto, possa analisar as várias situações. “As anunciadas falências podem ser superiores e arrastarão outros setores de atividade”, refere.
DL/RTP-A