Vasco Cordeiro destaca importância do ensino da Língua Portuguesa aos jovens açor-descendentes

Vasco-Cordeiro-visita-Canadá-

O Presidente do Governo manifestou satisfação pelo número de alunos açor-descendentes que frequentam as aulas de Português no Harbord Collegiate Institute, em Toronto, no Canadá, salientando que o interesse que têm pela língua e cultura portuguesas “é muito importante para os Açores”.

“Não sei se sabem a importância do que fazem. Não é só aumentar o vosso conhecimento, é também resgatar a herança dos vossos antepassados”, afirmou Vasco Cordeiro, dirigindo-se aos estudantes, a quem apelou para que “sejam orgulhosos da vossa herança”.

Vasco Cordeiro, que falava durante uma visita ao estabelecimento de ensino, onde assistiu a dois pequenos vídeos realizados pelos alunos de língua portuguesa e respondeu a perguntas dos estudantes, frisou que “a educação é a chave para valorizar a comunidade açoriana”.

Os alunos de Português, que receberam do Presidente do Governo vários jogos ‘À Descoberta dos Açores’, com perguntas sobre o arquipélago, estão a promover uma recolha de roupas e presentes para as crianças mais necessitadas de S. Miguel, que serão entregues à Casa do Gaiato e à Câmara Municipal do Nordeste, existindo em todas as salas de aula do colégio locais para a entrega de donativos.

O Harbord Collegiate Institute, inaugurado em 1892, foi um dos primeiros estabelecimentos de ensino secundário a lecionar a língua portuguesa no Canadá, na década de 70 do século passado, tendo, a partir do ano letivo de 93/94, o ensino do Português passado a integrar o plano curricular deste estabelecimento de ensino.

Depois da visita a este colégio, Vasco Cordeiro presidiu a um encontro com empresários açorianos e açor-descendentes de Toronto, promovido pela Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), destinado a divulgar oportunidades de investimento na Região.

DL/Gacs

Categorias: Regional