Arquivo lagoense com quatro séculos disponível para consulta

Foto: CML

O acesso ao arquivo histórico do município de Lagoa vai ficar disponível a partir da próxima segunda-feira, 20 de julho.   

O convento de Santo António, na freguesia de Santa Cruz, irá acolher os três pilares da memória concelhia, nomeadamente a Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, a sede do Museu de Lagoa-Açores e o Arquivo Histórico Municipal.

O Arquivo Histórico de Lagoa é composto pelos fundos da Câmara Municipal de Lagoa, Administração do Concelho de Lagoa, extinta Câmara Municipal de Água de Pau e Junta da paróquia de Nossa Senhora do Rosário. O seu conteúdo abrange um arco temporal balizado entre 1614 e 1981, e é constituído por espécimes variados, desde livros de atas e de tombo, autos, editais, posturas, regulamentos, petições, recenseamento militar, autos de contas de instituições vinculares e legados pios, entre outros.

Está a decorrer um processo de higienização que permitirá integrar, oportunamente, documentação respeitante às últimas décadas do século passado.

A disponibilização ao público deste valioso espólio culmina um processo que se iniciou com a organização do acervo, que permitiu a construção de um catálogo que poderá ser consultado pelos investigadores. Esse catálogo estará disponível para consulta no portal da autarquia.

Todos os interessados em consultar o Arquivo Histórico de Lagoa deverão fazer a consulta presencialmente, podendo cada investigador requisitar apenas um documento de cada vez e usar obrigatoriamente luvas e máscara.

DL/CML

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário