Antestreia do documentário “Lagoa, entre o verde e o azul” no Cineteatro lagoense

© CM LAGOA

O Cineteatro lagoense Francisco D´Amaral Almeida, na freguesia do Rosário, recebe hoje, 20 de maio, às 21h00, a antestreia do documentário intitulado “Lagoa, entre o verde e o azul”, de Sérgio Ávila, anunciou a câmara da Lagoa.

Sérgio Ávila trabalhou na edição de imagens, produção do programa e textos e a realização do documentário, com cerca de 1h15, foi acompanhado por uma equipa, composta, nomeadamente por Rui Machado e por José Serra, responsáveis pela realização e obtenção das imagens.

O documentário que realça a história, cultura, etnografia, restauração e hotelaria da Lagoa, demorou um ano e meio a ser realizado, e nele são destacados os aspetos mais importantes das cinco freguesias do concelho.

Segundo Sérgio Ávila, “a intenção, através deste documentário, é marcar uma época e daqui a 20/30 anos, conseguirmos transmitir o que é o concelho da Lagoa à data de hoje”.

O documentário será, posteriormente, transmitido pela RTP-Açores, ficando a pertencer ao fundo público da RTP a nível nacional. Nesse âmbito, este documentário que passará em cadeia nacional, irá permitir a divulgação turística do concelho de Lagoa, dando a conhecer a todos os interessados a sua rica história, vasta cultura e magníficas paisagens.

Para a autarquia lagoense, “a realização deste documentário irá dar a conhecer o melhor do concelho, mostrando algumas atividades económicas e turísticas, assim como a história da cidade, sem descurar os emigrantes que poderão matar saudades da sua terra natal”.

Sérgio Ávila licenciou-se em biologia, em 1995, concluiu o Mestrado em Ecologia e Evolução Insular, em 2001, e o Doutoramento em Biologia/Paleontologia, em 2005, pela Universidade dos Açores. ´É professor na Universidade dos Açores, já produziu mais de 20 documentários para televisão e escreveu diversos livros relacionados com a história dos Açores e o património paleontológico da ilha da Santa Maria.

DL

 

 

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário