ANSA implementa em zonas balneares dos Açores Programa SBV/ DAE

No dia 1 de julho de 2018, na praia Pequena do Pópulo, a Associação de Nadadores Salvadores dos Açores (ANSA) em parceria com Ocean Medical apresentaram o Programa DAE (Desfibrilhação Automática Externa), e fizeram a entrega de 7 desfibrilhadores DAE aos responsáveis pelas Zonas Balneares afetas à ANSA em São Miguel.

Trata-se do maior projecto nacional de DAE visto até ao momento em Associações de Nadadores Salvadores, e inovador na Região Autónoma dos Açores, tanto no nº de desfibrilhadores adquiridos, como no nº de nadadores salvadores que irão receber a formação de operadores de DAE.

A ANSA adquiriu ao todo 7 desfibrilhadores de DAE que serão disponibilizados pelas seguintes zonas balneares: Piscina natural das Portas do Mar, Praia das Milícias, Piscina da Lagoa, Praia de Agua D´alto, Ilhéu de Vila Franca do Campo, Parque Terra Nostra e por último um DAE no posto móvel de Coordenação de Ponta Delgada, que patrulha todas as zonas balneares do concelho.

Este projeto traduz-se num investimento que rondou os 4.000,00€, que inclui também a formação técnica especializada para manuseamento dos equipamentos para 80 nadadores salvadores e 4 instrutores da ANSA para dar formação com o Ocean Medical aos seus próprios nadadores salvadores, ou mesmo para empresas privadas que pretendam melhorar a sua segurança. A Ocean Medical proporciona em todo o território nacional formação certificada em Suporte Básico de Vida (SBV), Suporte Avançado de Vida (SAV), Suporte Avançado de Vida Pediátrico (SAVP) e Trauma.

A ANSA pretende com esse protocolo, melhorar a formação dos seus profissionais, e assegurar melhor a vigilância nas suas zonas balneares, pois caso aconteça uma situação de paragem cardio-respiratória, o NS operacional de DAE pode iniciar manobras de Suporte Básico de Vida com DAE até chegada de ajuda diferenciada (Suporte Imediato de Vida).

DL/ANSA

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário