A Secretária Regional da Solidariedade Social destacou, na Lagoa, a “evolução positiva que se tem registado nos últimos anos na área da defesa dos direitos das crianças”, fruto do trabalho de proximidade que tem sido desenvolvido pelo Comissariado dos Açores para a Infância com as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ).
Nos últimos cinco anos, o volume processual global, que corresponde ao número de casos acompanhados pelas CPCJ, “registou uma descida de mais de 20 por cento, tendo registado uma descida de 10 por cento só no último ano”, anunciou a Secretária Regional.
Andreia Cardoso falava no âmbito do Encontro Regional das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens dos Açores, que teve lugar na Escola Básica e Integrada de Água de Pau.
A responsável pela pasta da Solidariedade Social disse que o Governo dos Açores tem vindo a implementar várias iniciativas nos últimos anos, que têm contribuído para uma maior aproximação com as famílias, nomeadamente na área da educação parental.
Andreia Cardoso destacou também o Dia Internacional da Família que se comemora hoje, que visa chamar a atenção da sociedade para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para os seus direitos e responsabilidades.
A Secretária Regional destacou ainda o trabalho dos diversos departamentos do Governo dos Açores, nomeadamente a Educação e a Saúde, na promoção de um desenvolvimento integral e inclusivo, por via da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, que se consubstancia num conjunto de objetivos e ações muito concretas.
O Encontro Regional das CPCJ decorre em Água de Pau, até ao próximo dia 17 de maio, com várias atividades e momentos de reflexão sobre os direitos das crianças e o trabalho das comissões dos Açores nesse sentido, estando prevista para esta tarde uma atividade lúdico-pedagógica dirigida às famílias, em celebração do Dia Internacional da Família, em articulação com a Direção Regional da Solidariedade Social.
DL/Gacs
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta