Alunos da Secundária da Lagoa realizam visita de estudo a Santa Maria

© D.R.

O Clube de Astronomia, Geocaching e Multimédia da Escola Secundária da Lagoa levou 24 elementos, entre professores e alunos, numa visita de estudo, entre 9 e 14 de novembro, à ilha de Santa Maria no âmbito do projeto “ISU: In search of the uncertain – Azores at Space”.

De acordo com nota de imprensa enviada ao Diário da Lagoa pelo clube escolar, a atividade teve como objetivo “levar os alunos a aprofundarem os seus conhecimentos relativos a temas espaciais; conhecer e visitar as estruturas relativas ao espaço existentes” na ilha mariense e “possibilitar um intercâmbio com os alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Maria”.

Os alunos da Lagoa ficaram a conhecer o projeto “Da Terra ao espaço”, bem como o clube de Robótica dos alunos de Santa Maria e também apresentaram, aos alunos da EBS de Santa Maria, o projeto ISU – Azores at Space.

Os alunos e professores assistiram à conferência “Odisseia no Espaço e mais além…” que teve como palestrantes Francisco Lobo e João Retrê do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. A conferência realizou-se na biblioteca da Vila do Porto e os alunos tiveram a oportunidade de participar num debate, com Francisco Lobo, sobre “O Espaço e a Física em filmes de ficção científica”.

O Teleporto de Santa Maria (Edisoft/ESA Portugal) foi outro dos locais que recebeu a comitiva com atividades pedagógicas na Estação Raege. O grupo  visitou igualmente a zona onde está prevista a construção do “Space Rider”, bem como o eventual “Space Port”. Foi ainda visitada a NAV em Santa Maria, bem como a Casa dos Fósseis.

A comitiva lagoense teve, também, a oportunidade de conhecer a ilha do sol numa vertente mais turística, realizando a volta à ilha com paragem nos principais locais turísticos. Os alunos visitaram ainda, o Clube Ana (na sua festa de São Martinho) e o Clube Asas.

Durante a atividade, foi feita a manutenção das caches, de Geocaching, do Clube e relativas ao Espaço que existem nesta ilha, tendo também sido criada uma nova cache relativa ao “Space Rider” e a este projeto ISU.

A visita de Estudo teve o apoio do Governo regional dos Açores, câmara municipal da Vila do Porto, Instituto de Astrofísica e Ciência do Espaço, Escola Básica e Secundária de Santa Maria, Exército Português (ZMA), Estação Raege, Edisoft/ESA Portugal, NAV – CCO – Centro de Controlo Oceânico em Santa Maria e Casa dos Fósseis – Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo.

Categorias: Educação

Deixe o seu comentário