Água de Pau comemora 503º aniversário de elevação a Vila (1515-2018)

Água de Pau comemora, este mês de julho, os seus 503 anos de elevação a Vila. Umas comemorações que foram pensadas e organizadas de forma a abranger todas as pessoas, desde os mais novos até aos mais graúdos, ressalva ao Diário da Lagoa, o presidente da Junta de Freguesia local.

Segundo Paulo Ricardo, as comemorações versam num programa vasto muito cultural e desportivo. “Falamos de 503 anos de elevação a vila. É uma comemoração nobre, são muitas as gerações que já passaram por esta lindíssima terra, e são muitas as que ainda vão cá passar”, adianta.

O edil refere que o grande objetivo é juntar não só as pessoas de Água de Pau como também trazer pessoas de outros locais. “Água de Pau tem um dom de saber receber as pessoas, e é com este dom que são todos bem-vindos. É cada vez mais importante apostar na área do desporto e na área cultural, porque faz com que haja mais ocupação não só por parte das crianças, dos jovens como também dos mais idosos”.

Refere ainda que a Junta de Freguesia estará sempre pronta para apoiar, dentro das suas possibilidades, tudo o que diz respeito ao desporto e no que respeita à área cultural desta “exemplar vila”.

Desde outubro de 2017 à frente da Junta de Freguesia, Paulo Ricardo adianta que, desde que tomou posse, não tem sido fáceis estes oito meses de governação.

Uma mudança marcante na sua vida, segundo diz. “Tenho um método de trabalho diferente, gosto das coisas organizadas, e tenho de ter a certeza daquilo que estou a fazer, tudo tem de ser feito de uma forma correta. Numa junta de Freguesia temos de dar um passo de cada vez, os problemas não são resolvidas de um mês para o outro”.

O presidente da Junta de Água de Pau ressalva o facto de fazer muita impressão, de algumas pessoas quererem as coisas resolvidas para ontem, o que considera que não pode ser assim.

Paulo Ricardo recorda que Água de Pau tem tudo aquilo que um turista procura devido à sua localização. “Estamos localizados mesmo no centro sul da ilha de S.Miguel, aqui o clima é de excelência”.

Água de Pau oferece a todos os locais e visitantes, uma das melhores gastronomias da região. Aqui o turista pode disfrutar de variadas ocupações, desde um passeio ao nosso Monte Santo, que em breve terá o seu merecido brilho, uma caminhada com a garantia de ar puro pela Serra de Água de Pau, uma visita aos núcleos museológicos, um banho refrescante na nossa Baixa D’Areia ou cerco, um mergulho num dos locais mais paradisíacos do planeta. Falo claro da nossa Caloura. Água de Pau tem tudo e o turismo será sempre uma aposta”, reforça.

Falando ao Jornal Diário da Lagoa, o edil recorda que, um dos principais problemas de Água de Pau continua a ser a habitação degradada, que encontrou junto de algumas famílias. “Tenho visitado varias habitações e lamento muito a forma como algumas famílias vivem, e o pior é quando encontramos crianças nestes ambientes”.

Paulo Ricardo adianta que “seria muito importante a presença da Secretaria da Regional da Habitação, para que ficassem a par de algumas situações”.

Como qualquer autarca, quer sempre o melhor e, para Água de Pau, o seu sonho é grande. Segundo adiantou, para responder a esta questão, levaria horas, pois quer muito para a sua freguesia, mas sendo mais preciso e indo ao que mais o preocupa, “gostava que todos os pauenses tivessem boas condições de vida, onde pudessem educar os seus filhos viver um dia a dia feliz”.

Outro assunto que Paulo Ricardo quer ver resolvido na Freguesia é a questão dos papéis que muitas vezes estão no chão, por isso mesmo, “ Junta de Freguesia vai fazer de tudo para colocar papeleiras em algumas locais de Água de Pau. A falta destes pontos faz com que as pessoas não tenham sítio para colocar os papéis”, ressalva.

Paulo Ricardo quer a população junta para que Água de Pau possa ser uma vila com mais de 500 anos sempre limpa.

Passeio de idosos

No âmbito das comemorações dos 503 anos de elevação de Águia de Pau a Vila, a Junta de Freguesia está a organizar um passeio de idosos, que irá decorrer a 21 de julho.

O passeio será até ao Nordeste, com passagem pela Ermida de Nossa Senhora do Pranto e um piquenique nas Furnas. Terá ainda passagens pela fábrica de Chá da Gorreana e do Miradouro de Santa Iria. A saída de Água de Pau está prevista pelas 09h30 e o regresso pelas 18h30.

1º Torneio de Futebol de Veteranos – Loriberto Almeida Arruda

Foi em homenagem a Loriberto Almeida Arruda, um homem que vivia com intensidade o seu clube de coração, o Santiago Futebol Clube, que a junta de freguesia organizou este torneio de futebol de veteranos, no passado mês de junho.

Neste torneio, que decorreu no Campo de Jogos Mestre José Leste, participam as equipas do Vasco da Gama, Ribeirinha, Santiago e Operário.

Segundo fonte da Junta de Freguesia, o objetivo não foi procurar vencedores mas, acima de tudo, incentivar para a prática do desporto, sempre com o sentido de companheirismo e bem receber.

Depois dos jogos, a Junta de Freguesia preparou, com a ajuda do mordomo do Império de S. João e das cozinheiras que estavam ao serviço, um beberete, onde todos puderem estar em convívio uns com os outros.

DL

(Artigo publicado na edição impressa de julho de 2018

Categorias: Local

Deixe o seu comentário