Log in

Against the Shadows, um Jogo Educativo

Erasmus+ na Escola Secundária de Lagoa

© D.R.

O projeto Shadows desenvolveu o videojogo de estratégia, multijogador online, Against the Shadows, no qual as batalhas são realizadas através de questões. O videojogo corre em dispositivos móveis, em que cada aluno colabora com os restantes numa batalha de conhecimento. O professor é o criador das campanhas, podendo partilhar questões com outros professores através da plataforma Shadows onde os jogos são criados. Tudo isto é gratuito e apenas necessita de um registo da parte do docente. Os alunos apenas têm de transferir o jogo, que está disponível para iOS e Android.

São parceiros neste projeto Erasmus, a Escola Secundária de Lagoa, o colégio Dinamarquês, Grenaa Gymnasium, a empresa de desenvolvimento de Videojogos alemã, Ingenious Knowledge, e a escola croata  Trnsko.

O videojogo Against the Shadows, logo no início, projetava um jogo que pudesse ser jogado online, imune a situações de pandemia, motivante, ajustável a diferentes disciplinas e diferenciável para vários tipos de alunos. Optou-se por um jogo de estratégia em que o combate era feito através de questões elaboradas pelo professor. Ainda durante o Covid, a primeira parte do projeto focou-se na investigação de fundamentos pedagógicos, seguindo-se o trabalho no âmbito das mecânicas de jogo que poderiam dar corpo àqueles fundamentos. Como o jogo era gerado a partir de uma plataforma alojada num servidor, houve todo um processo paralelo que procurou definir o papel da plataforma na criação e gestão dos jogos pelo professor.

Os combates no jogo são questões que podem ser criadas e partilhadas pelos docentes. O servidor permite introduzir questões de áreas e tópicos diversos. As perguntas são feitas ao jogador durante o combate, se  este responder corretamente, provoca dano nos inimigos. O jogo é multijogador, pelo que toda uma turma pode colaborar. 

Os alunos, cada um com o seu herói, lutam, lado a lado, em batalhas de questões, tornando-se eventualmente mais proficientes nos tópicos abordados. O ambiente motivador do jogo e a colaboração mantêm os alunos focados e a resposta a inúmeras questões pode promover competência nos alunos ou, em alternativa, torna o aluno consciente do seu nível de conhecimento.

O jogo está traduzido em português e pode ser jogado em dispositivos móveis iOS e Android. Sendo as campanhas criadas pelo professor na plataforma Shadows, acedida por qualquer  navegador de internet. Após a criação, a campanha pode ser jogada pelos alunos por intermédio de um código, na sala de aula ou em casa. A turma coopera, respondendo a questões que permitem vencer os inimigos. O papel do docente é fundamental para a criação de questões adequadas e na seleção de conteúdos que se adequam a cenários de perguntas de resposta múltipla.

Para facilitar todo o processo, foi elaborado um guia básico, um manual de jogo e vídeos de apoio para o professores e alunos.

Tutorial para o professor

Tutorial para os alunos

avatar-custom

João Freitas

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem