Açoriano João Medeiros em destaque no Campeonato Nacional de Estrada de ciclismo

Foto DR

A correr pela equipa continental da LA Alumínios/ LA Sport, o atleta açoriano João Medeiros alcançou o sétimo lugar no final dos 138,2 quilómetros que compõem a prova de fundo do Campeonato Nacional de Estrada para Sub-23 de ciclismo, disputada este sábado, 15 de Agosto, no concelho de Paredes.

O atleta açoriano diz que apesar de “tantos meses sem competir e com muitas incertezas saio com a confiança reforçada no trabalho que tenho vindo a fazer”. João Medeiros fala numa prova “dura, com um ritmo muito forte mas as sensações foram muito boas e consegui estar em bom nível”, garante. 

A prova ficou marcada por uma “fuga” de três elementos ao quilómetro 45,  todos da equipa Kelly/ InOutBuid/ UDO, da qual sairia o novo campeão nacional, Fábio Costa. O pelotão não reagiu de imediato, o que permitiu ao trio conquistar uma vantagem que chegou a ultrapassar os três minutos, o que acabou por se revelar decisivo para o desfecho da corrida.

No pelotão, as formações do Feirense e da LA Alumínios/ LA Sport iam fazendo os possíveis por limitar as perdas, destacando-se neste aspeto João Medeiros, um dos que mais trabalhou para tentar chegar ao trio da frente. Com o passar dos quilómetros o pelotão ia perdendo unidades e à entrada para a última volta do circuito estava reduzido a apenas 13 elementos.

Os três corredores da equipa Kelly/ InOutBuild/ UDO chegaram à reta da meta juntos. Fábio Costa e Pedro Miguel Lopes proporcionaram um sprint emocionante, com triunfo do primeiro. Os dois completaram o percurso em três horas 31 minutos e 18 segundos, à média de 39,200 km por hora. José Sousa fechou o pódio, a 10 segundos.

Pedro Silva, da Rádio Popular-Boavista, foi o primeiro corredor do pelotão, gastando mais 1m33s do que o vencedor. João Medeiros cortou a linha de meta em sétimo lugar a 1m39s do vencedor.

Nesta prova participaram mais dois açorianos. Luís Cabral pelo Feirense e Romeu Sousa pela Adega Mor – G.D.M. – CACB, mas acabaram por não conseguir concluir a prova.

Dos 79 atletas que participaram na prova só 25 atletas conseguiram obter classificação.  

DL

Categorias: Desporto

Deixe o seu comentário