O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) alertou hoje para o agravamento do estado do tempo nos Açores.
Uma depressão em fase de cavamento com um sistema frontal associado e deslocamento para leste/nordeste irá provocar um agravamento do estado do tempo para todos os grupos do arquipélago dos Açores.
Assim sendo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu, para o Grupo Oriental, aviso LARANJA referente a VENTO relativo a Rajada Máxima de direção de sudoeste, rodando para noroeste, entre as 18h00 de amanhã e as 03h00 de sexta-feira, com rajadas que podem atingir os 110km/h.
Há ainda Aviso AMARELO referente a AGITAÇÃO MARÍTIMA relativo a Altura Significativa das Ondas, que podem atingir os seis metros de oeste, apssando a noroeste e aumentando apra sete metros, entre as 21h de amanhã e as 12h de sexta-feira.
Para o Grupo Ocidental e Central há aviso VERMELHO devido à agitação marítima, com ondas de sudoeste de seis metros, passando a oeste e aumentando para 12 metros.
O VENTO vai soprar forte de sudoeste, rodando para noroeste, entre as 09h de amanhã e as 00h de sexta-feira, com rajadas que podem atingir os 120km/h.
Há ainda aviso VERMELHO referente a AGITAÇÃO MARÍTIMA, entre as 15h de amanhã e as 03h de sexta-feira, com oeste de sete metros, passando a noroeste e aumentando para 10 metros.
O SRPCBA recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, em particular nas zonas mais vulneráveis, recomenda-se a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações.
DL/Gacs
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta