Açores receberam 8.500 doses da vacina da AstraZeneca

© DL

 Os Açores receberam 8.500 vacinas contra a covid-19 da AstraZeneca, transportadas de Lisboa para o arquipélago num avião militar da Força Aérea Portuguesa, informou esta quarta-feira, 3 de março, o Governo regional.

De acordo com uma nota do executivo açoriano, 4.000 doses foram recebidas durante a manhã desta quarta-feira na ilha Terceira e, por volta das 14:15 (hora local, 15:15 em Lisboa), chegaram 4.500 doses a São Miguel.

“Quer na Terceira, quer em São Miguel, o transporte de ambos os lotes, entre os aeroportos e os Hospitais [onde a vacina é armazenada], ficou a cargo da Proteção Civil”, esclareceu a Direção Regional da Saúde.

Este lote permitirá “alargar a vacinação aos profissionais de saúde privados e às forças de segurança na região”, é referido no comunicado.

Fonte da Direção Regional de Saúde adiantou à Lusa que, com este novo lote, será também possível chegar a pessoas com mais de 50 anos com patologias prioritárias, que pertencem à primeira fase de vacinação.

Na nota é ainda acrescentado que, com a chegada do novo lote, “confirma-se a melhor expectativa” da tutela, apesar de “um ligeiríssimo atraso” no fornecimento de vacinas a Portugal.

Este é o segundo lote de vacinas contra a covid-19 que chega aos Açores esta semana, “depois da chegada, na passada segunda-feira, de 5.850 doses da vacina Comirnaty da Pfizer”, lembra o executivo, adiantando que ”está prevista a entrega de igual quantidade no próximo dia 15”.

Lusa/ DL

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário