Açores participam em projeto europeu que fomenta a competitividade das empresas através da energia

A Diretora Regional da Energia destacou a importância do projeto RESOR por definir medidas regionais que fomentem a eficiência energética e o recurso a fontes de energia renováveis na indústria, comércio e serviços, “com fortes contributos para o incremento da competitividade dos setores geradores de riqueza nos Açores”.

Andreia Carreiro, que falava, em Ponta Delgada, no âmbito da reunião com os parceiros estratégicos do Projeto RESOR, reforçou que “impulsionar a otimização, em termos energéticos, nestes setores, é potenciar a economia e o emprego na Região”, sublinhando que “as melhores práticas ao nível do uso racional da energia conduzem a poupanças significativas na fatura energética, a par das claras vantagens associadas à sustentabilidade ambiental, imprescindíveis numa região que se demarca como produto de natureza”.

Segundo a Diretora Regional, a indústria, o comércio e os serviços representaram, em 2017, 52% da energia elétrica produzida na Região, sendo, por isso, “imprescindível fomentarmos estes momentos de diálogo profícuo, de forma a convergirmos para medidas que auxiliem estas entidades açorianas na implementação de estratégias que otimizem a sua utilização de energia”.

O Governo dos Açores, através da Direção Regional da Energia, integra o consórcio do projeto europeu RESOR, que permite criar sinergias entre Portugal, Espanha, Chipre, França e Grécia por via das suas regiões ultraperiféricas (RUP).

Este projeto, que teve início em junho deste ano e decorre até 2022, é financiado pelo Interreg Europe no valor de 1,7 milhões de euros, enquanto “um programa com o grande objetivo de melhorar a aplicação de medidas no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)”, salientou Andreia Carreiro.

Numa segunda fase, o RESOR promoverá a implementação dos planos de ação desenvolvidos pelas RUP que integram o projeto, bem como a monitorização e divulgação dos resultados.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário