Log in

Açores marcam presença na Feira do Livro de Lisboa

© GOVERNO DOS AÇORES/ SRECD

Os Açores marcam presença na 94.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, avançou a Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto (SRECD), esta quarta-feira, 30 de maio, no portal do Governo dos Açores.

Trata-se de um total de 657 publicações, 18 editoras, lançamentos e apresentações de livros, um espetáculo musical e uma sessão comemorativa dos 10 anos da revista de cultura açoriana, CulturAçores.

A SRECD, através da Direção Regional da Cultura, participa na feira, acolhendo 1.599 exemplares, que correspondem a 657 publicações, de 18 editoras participantes.

Os dois ‘stands’ da Direção Regional da Cultura estão situados na fila G, nascente 3, nos lugares 26 e 27 e cuja imagem gráfica celebra os 100 anos da Viagem de Raúl Brandão aos Açores.

A 5 de junho, pelas 19h00, a Artes e Letras Editora promove a apresentação do livro de Maria Brandão “Avenida Marginal, Ficções”, 2024, tendo a participação dos autores Alexandre Borges, Judite Canha Fernandes, Ana Catarina Ferreira de Almeida, Leonardo Sousa e Teresa Canto Noronha.

No dia 6 de junho, pelas 18h00, a editora Predicado Inclinado motiva o lançamento e apresentação do livro do Professor Catedrático Francisco Cota Fagundes “Escrever para (Sobre)Viver”.

Já a 7 de junho, pelas 19h00 acontece a apresentação do livro bilíngue “CÓDIGO POSTAL: PARAÍSO – Breve História da Aldeia da Cuada /Postal Code: Paradise A Brief History of Cuada Village” da autoria de Luís Filipe Borges e Sara Almeida Santos, com a chancela da Letras Lavadas. A obra será apresentada pelo professor Vamberto Freitas. No mesmo dia, pelas 19h45 é apresentada a obra “Cruzeiro Literário”, da autoria de Ernesto Rodrigues e pelas 20h30 a obra “Leituras Poliédricas” da autoria de Teresa Martins Marques. Na apresentação dos dois livros da Letras Lavadas os autores far-se-ão acompanhar pelo editor Ernesto Rezendes e pelo professor Vamberto Freitas.

No dia 9 de junho, pelas 18h00, decorre a sessão comemorativa dos 10 anos da CulturAçores- Revista de Cultura, com a participação da coordenadora Humberta Augusto, de Nuno Ribeiro Lopes e de Raimundo Mendes da Silva. Criada em 2014, a CulturAçores – Revista de Cultura, publicação editada pela Direção Regional da Cultura, perfaz, em 2024, uma década de existência, acumulando, não só o histórico da atividade promovida pela tutela açoriana, pelos seus equipamentos culturais e demais entidades com quem trabalha, bem como refletindo, de forma colaborativa, sobre a sua natureza e missão. Ao longo de dez anos, foram editadas 15 publicações, disponíveis para compra ou subscrição, em formato impresso e/ou digital, que resultam do esforço coletivo de vários autores, provenientes, na sua maioria, dos serviços de promoção cultural da Direção Regional da Cultura, dos seus técnicos, bem como de especialistas externos, com formação diversa.

A 15 de junho, em vésperas do encerramento da Feira do Livro, a região promove o concerto do novo projeto Sónia Pereira Trio, com Sónia Pereira na voz, Antonella Barletta no piano e Roberto Rosa no trompete, artistas da Ilha Terceira. Desde a música tradicional açoriana até aos originais e musicando poemas de vários autores açorianos tais como Carina Fortuna, Catarina Valadão, Paulo Freitas, Hélio Costa, Tânia Ferreira e António Bulcão, presenteiam o público, em tons de jazz e world music. O espetáculo acontece na praça laranja pelas 20h30.

Neste certame, acompanham a Direção Regional da Cultura: Amigos dos Açores – Associação Ecológica, Araucária Edições, Artes e Letras Editora, BLU Edições, Câmara Municipal da Horta, Centro de Artesanato e Design dos Açores, Companhia das Ilhas, Lda., Geotrota, Instituto Açoriano de Cultura, Instituto Cultural de Ponta Delgada, Instituto Histórico da Ilha Terceira, José Carlos Costa, Predicado Inclinado, Publiçor, Publicações e Publicidade, Turiscon Editora, Universidade dos Açores e Vale das Amoras.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem