Açores e Senegal procuram interesses comuns para reforçar laços de cooperação

A Diretora Regional dos Assuntos Europeus defendeu, em Dakar, a importância do reforço de laços e do aumento do conhecimento mútuo entre os parceiros dos projetos de cooperação do Senegal e dos Açores.

Célia Azevedo falava nas jornadas de lançamento da segunda convocatória à apresentação de projetos do Programa de Cooperação Territorial da União Europeia Interreg Mac 2014-2020, organizadas pelo projeto Hexagon, frisando que estes devem ser “projetos ao serviço das nossas regiões, dos nossos países, da União Europeia e de África”.

Na sua intervenção, a Diretora Regional salientou o facto de os Açores participarem em 10 dos 18 projetos em que o Senegal está envolvido e que foram aprovados no âmbito deste programa, o que considerou ser “um bom ponto de partida”.

Célia Azevedo adiantou que, nos projetos em curso com parceiros dos Açores e do Senegal, estão a ser trabalhadas áreas como a biotecnologia, a promoção do turismo, a conservação e preservação das cidades Património da Humanidade ou os recursos naturais, marinhos e arqueológicos, reiterando a necessidade de aumentar o conhecimento mútuo “para estabelecer uma verdadeira parceria e para trabalhar em conjunto”.

A Diretora Regional considerou ainda que o programa operacional de cooperação territorial Madeira-Açores-Canárias 2014-2020 é “o principal instrumento” de que as Regiões Ultraperiféricas espanholas e portuguesas dispõem “para oferecer uma resposta eficaz aos desafios comuns que lhes são colocados em matéria de inovação, competitividade, internacionalização e desenvolvimento sustentável”.

Nesse sentido, e para que esse desenvolvimento seja possível, Célia Azevedo frisou a necessidade de trabalhar na promoção da investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação, promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos, além da conservação e proteção do ambiente e da promoção da utilização eficaz de recursos, da melhoria da competitividade das empresas e da eficácia da administração pública.

Nesta deslocação a Dakar, a Diretora Regional dos Assuntos Europeus manteve ainda encontros com os Embaixadores designados de Portugal e da União Europeia no Senegal, Vítor Sereno e Irene Mingasson, respetivamente.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário