Açores com a taxa de desemprego mais baixa dos últimos 9 anos

Foto: DR

A Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional afirmou hoje, em São Miguel, que os dados do emprego recentemente divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmam que os Açores estão no “rumo certo”, consolidando uma redução do desemprego na Região que regista os valores mais baixos dos últimos nove anos.

“De acordo com o INE, o número de desempregados no quarto trimestre de 2019 nos Açores foi 9.128, o valor mais baixo da atual série do Inquérito ao Emprego, que se iniciou no primeiro trimestre de 2011, há nove anos”, salientou Paula Andrade.

Segundo o INE, o desemprego regista uma diminuição de 11,4% em termos homólogos, o que representa menos 1.170 desempregados, sendo que, em termos anuais, a média de 2019 é também o menor valor desde há nove anos.

A Diretora Regional, que falava à margem de uma visita à Casa do Povo de Água de Pau, no âmbito das medidas de apoio ao emprego, frisou que “o ano de 2019 registou não só o menor número de desempregados, como o maior número de empregados e o maior valor da população ativa da atual série, iniciada em 2011”.

Relativamente à taxa de desemprego do ano de 2019, fixou-se nos 7,9%, valor inferior aos 8,6% do ano anterior, representando também uma significativa redução – menos de metade – quando comparada com a taxa de 17% registada no ano de 2013.

DL/GaCS

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário