Açores acolhem ‘masterclass’ para ajudar o setor da carne a gerar maior valor

O Centro de Estratégia Regional para a Carne dos Açores (CERCA) promove de 23 a 25 de maio, nas ilhas de São Miguel e Pico uma ‘masterclass’ intitulada “Da Produção ao Prato”, com o objetivo de ajudar o setor da carne na Região a gerar maior valor acrescentado na cadeia produtiva.

Para a Direção da CERCA é fundamental unir e qualificar todo o setor para valorizar a carne dos Açores, num tempo de profundas mudanças e transformações, revela uma nota de imprensa enviada à nossa redação.

“A quantidade deu lugar à qualidade, e o mais veio significar menos: menos valor, menos diferenciação. O setor precisa adaptar-se e até mesmo antecipar-se à mudança”, considera a direção da CERCA, que convidou o especialista Phil Bass, mais conhecido internacionalmente como o cientista da carne, para falar sobre a forma como a produção de carne evoluiu na América em qualidade, sabor, gordura intermuscular, nutrição especializada, diferenciação, educação do consumidor, e acima de tudo, sustentabilidade.

“É pretendido que o norte americano Phill Bass inspire todos os participantes, ajudando-os a olhar para o futuro e a potenciar a enorme vantagem competitiva que advirá do reconhecimento dos Açores enquanto destino turístico sustentável, assumindo-se, deste modo, como o primeiro arquipélago do mundo a deter tal certificação”, lê-se.

Este evento é dirigido a produtores, a cortadores de carne de bovino, a chefs e a profissionais do setor.

Ao longo de três dias serão abordadas todas as etapas do processo, desde a produção até a carne chegar ao consumidor final.

A primeira fase da ‘masterclass’ decorrerá na ilha de São Miguel, contando, no primeiro dia, com a cooperação da Escola Hoteleira de São Miguel, onde decorrerá uma ação dedicada à preparação de alguns cortes de carne e conselhos para a cozinhar.

Do programa para o dia 24 de maio consta uma visita ao Centro de Engorda e Acabamento de Bovinos da Cooperativa União Agrícola, altura em que serão abordadas temáticas como a alimentação animal para melhorar a qualidade da carne, nomeadamente ao nível da infiltração de gordura e consequente marmoreado, bem como recomendações de maneio, bem-estar animal e nutrição para melhorar a carcaça.

Já no Matadouro da ilha de São Miguel os participantes ouvirão falar em técnicas modernas de desmancha, desossa e maturação da carne.

O último dia da masterclasse decorrerá na ilha do Pico, onde está previsto decorrer uma visita ao matadouro e respetiva sala de desmancha, assim como a uma exploração de engorda.

O CERCA, que tem como sócios fundadores a Região Autónoma dos Açores, a Federação Agrícola dos Açores e a Câmara de Comércio e Indústria, tem como missão encontrar e aperfeiçoar mecanismos de promoção, valorização, aconselhamento e análise dos mercados nacionais e internacionais, com vista ao fortalecimento da fileira da carne.

Esta associação de direito privado e sem fins lucrativos, fundada no final de 2017, visa também incentivar a realização de estudos científicos e técnicos, abrangendo as diferentes vertentes socioeconómicas da realidade do setor na Região, e contribuir para a educação do consumidor, promovendo ações que divulguem os benefícios associados ao consumo de carne, em particular dos animais provenientes de pastagem. 

DL/CERCA

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário