Log in

Acordo de Incumprimento para Lamentar

17.03.2023

Hugo Almeida
Gestor Operacional

Se para um Homem a palavra vale pouco, então para mim esse homem vale zero!

Pessoalmente, acredito que a democracia se fortalece quando há mais vozes e mais ideias representativas dos seus eleitores. O Acordo de Incidência Parlamentar (AIP) foi uma ferramenta utilizada pela Iniciativa Liberal para ver aplicadas as soluções Liberais ao serviço dos Açores e dos Açorianos.

Considero lamentável o facto de o PSD/A não ter cumprido ou evidenciado esforços e vontade em cumprir o AIP celebrado com a Iniciativa Liberal.

Muito devido ao conflito com os seus próprios parceiros de coligação, o incumprimento foi uma clara violação da confiança estabelecida entre as duas forças políticas e, mais importante, uma violação da confiança que os eleitores depositaram nesta coligação!

Sá Carneiro dizia: “Democrata é aquele que pratica a democracia e não aquele que dela apenas se reivindica”; dizia ainda: “Não há nada que pague a sinceridade na acção política, como em tudo”.

Não sei como o PSD, em tão pouco tempo, passou de um político com este nível de pensamento para pessoas para quem a palavra dada e os compromissos assumidos não têm qualquer valor, pessoas que se servem apenas da boa fé da outra parte para se perpetuar no poder, ignorando até que foram também estes acordos que permitiram esta alternativa governativa.

Este tipo de situação mina a confiança dos eleitores na política e na democracia em geral, confiança esta que já está ferida de morte e que tem vindo a ser corroborada com os elevados valores da abstenção nas eleições.

Pessoalmente, não poderia estar mais de acordo com a decisão da direção da Iniciativa Liberal Açores e do seu líder e Deputado Nuno Barata de se libertar deste que considero um “acordo de incumprimento para lamentar”, correndo ponto a ponto cada uma das 10 medidas do AIP e enumerando os motivos por que se libertou do AIP e por que razão o fez agora.

Não deixa de ser curioso que, sempre que se fala no partido Liberal, se lhe tente colar a narrativa da instabilidade; igualmente curiosa tem sido a forma como a maior parte dos comentadores e actores políticos têm ignorado a questão central: o PSD não cumpriu com o acordo que tinha com a IL e a instabilidade da governação causada pelo PSD e pelos seus parceiros de coligação é que fizeram com que a IL se quisesse desvincular desta gestão instável.

Os únicos que ficam realmente aborrecidos com o facto de a IL se ter libertado deste acordo são aqueles que beneficiam ou concordam com a gestão desastrosa deste governo e do atual status quo que o presidente do GRA classifica como uma “governação referencial de estabilidade”.

Mas atenção, Sr. Presidente, aqueles que passam fome, aqueles que trabalham e ainda assim têm de escolher que conta pagar este mês, aqueles que dão emprego (na sua maioria micro e pequenas empresas e que já não conseguem faturar o suficiente para pagar os aumentos dos custos e que, da sua parte, não vêem esforços para os mitigar, apenas pedidos de resiliência), as Açorianas e os Açorianos não querem estabilidade, pois, neste caso, estabilidade significa estagnação, perda de poder compra e até austeridade! Queremos progresso, melhorias e reformas do status quo, até porque, se fosse para manter tudo na mesma, estaria a governar o PS! Mas se o PSD já mostrou não saber governar, o PS parece nem o querer fazer, ficando apenas como médico legista político que se limita a passar certidões de óbito.

Nem o Representante da República consegue ver melhor futuro para os Açorianos e pede mais desta “estabilidade”. Pessoalmente, recuso-me a mais “disto”. Conseguimos melhor, merecemos melhor e vou sempre esperar melhor!

Penso que os actores políticos da coligação devem reflectir para que serve este governo. Na minha opinião, deve servir para ajudar as pessoas com os problemas das suas vidas, não para ser um constante problema na vida das pessoas!

Um bem-haja a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem