Acesso à Poça Simão Dias em São Jorge intervencionado

Foto: DR

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo salientou que a intervenção no acesso à Poça Simão Dias permitirá uma melhor fruição deste ponto de interesse turístico de São Jorge.

Marta Guerreiro falava após uma visita à empreitada na Poça Simão Dias, um investimento de cerca de 25 mil euros, pelo prazo de 60 dias, que contempla o nivelamento de algum pavimento, correção de degraus, colocação de barreiras de segurança, entre outras.

“O Governo dos Açores tem apostado na requalificação dos vários pontos de interesse turístico por todas as ilhas dos Açores, dotando-os de melhores condições para que todos possam beneficiar dos mesmos”, frisou.

“É normal que o interesse por este espaço, que atrai um número elevado de visitantes, faça com que seja necessária a realização de uma intervenção localizada e adequada, que assegure a requalificação e manutenção do acesso a este ponto turístico, em profundo respeito pela beleza natural que lhe é intrínseca.

A Secretária Regional explicou que está é uma obra que irá melhorar o acesso à poça, num conjunto de pequenas intervenções que permitirão garantir segurança e conforto.

Marta Guerreiro sublinhou que “esta é uma das mais emblemáticas piscinas naturais da ilha de São Jorge, sendo considerada como um dos principais pontos de atração turística da ilha”.

Esta poça, uma das maiores fajãs lávicas situadas na costa norte da ilha de São Jorge, caracteriza-se, a nível geológico, por exibir disjunções prismáticas nas suas arribas mergulhantes, num conjunto de grandes colunas verticais de basalto, que estão relacionadas com contrações que se geram no seio das escoadas lávicas, aquando do arrefecimento e solidificação da lava.

A Poça de Simão Dias fica localizada na Fajã do Ouvidor, em São Jorge.

DL/GaCS

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário