Log in

Ação de limpeza costeira recolhe 6,8 toneladas de lixo nos Açores

© D.R.

Os Açores associaram-se, mais uma vez, ao Dia Internacional da Limpeza Costeira, durante a qual a população participou em limpezas de praias e zonas ribeirinhas em oito ilhas do arquipélago.

Mais de sessenta entidades, entre ONG’s, escolas, movimentos de cidadãos e entidades governamentais realizaram quarenta e uma ações de limpeza nas quais participaram 860 voluntários que contribuíram para a recolha de um total de 6,8 toneladas de lixo, ultrapassando os números registados na edição do ano passado.

Em 2023, a iniciativa voltou a contar com a forte adesão dos alunos envolvidos no programa “Educar para uma geração azul”, iniciativa da Fundação Oceano Azul e do Oceanário de Lisboa. No total, mais de 280 alunos e professores participaram em ações de limpeza.

Desde 2019 até ao verão de 2023, o contador de lixo disponibilizado no site da Fundação Oceano Azul, indica que tenham sido recolhidas mais de 250 toneladas de lixo marinho em Portugal, com o envolvimento de mais de 34 000 voluntários em cerca de 1 600 ações.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.