Log in

Abertas 339 vagas para docentes nos quadros da região

© D.R.

A secretária regional da Educação, Sofia Ribeiro, anunciou a abertura de 339 vagas em quadros, para docentes na região, que “corresponde a um esforço e a um compromisso do Governo regional de valorização da Educação”.

A abertura corresponde a 193 lugares em quadros de ilha e 146 lugares em quadros de escola. O concurso decorrerá entre 23 de fevereiro e 9 de março.

“Estamos a falar de uma substancial abertura de vagas na Região, totalizando 660 lugares de quadro em dois anos de concursos”, referiu.

De acordo com a governante, o esforço na colocação de docentes por via de provimento em lugares de quadro vem dar resposta a uma necessidade de integração de pessoal “que é imperiosa”, uma vez que “a experiência colhida no passado evidencia que após o lançamento do ano letivo, face à exiguidade de recursos em bolsa, não existem docentes disponíveis para a oferta necessária”.

A titular da pasta da Educação afirma ainda que a integração de docentes em lugar de quadro “evidencia o combate à precariedade da carreira docente, assumido pelo Governo”.

“Não tivesse sido a nossa revisão do concurso de pessoal docente, com a criação de quadros de ilha, e este ano só abriríamos 146 vagas. Estamos a abrir mais do dobro”, frisa.

“A experiência colhida no passado evidenciou a falta de professores no recurso a horários lançados no decurso do ano letivo”, o que, de acordo com Sofia Ribeiro, “poderá ser acautelado com o provimento de docentes em quadro, prevendo-se que esse provimento seja um fator dissuasor da intenção em aceitarem outras funções”.  

Estas são vagas para os concursos interno e externo, que estarão abertas pelo prazo de 10 dias úteis, num processo de recuperação automática de vagas. 

“Os docentes de quadros de escola que transitem para outro quadro, libertam a vaga onde estavam, caso não existam quadros excedentários”, explica ainda.

O regulamento do concurso foi alterado e aprovado na Assembleia Legislativa Regional em março do ano passado, o que permitiu a criação de quadros de ilha para docentes nos Açores. 

O concurso está disponível na seguinte ligação: https://concursopessoaldocente.azores.gov.pt/2022/default.asp

DL

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem