A Festa do Vime contou com dezenas de participantes em Santa Maria

Foto: Miratect

Decorreu no passado fim de semana, a Festa do Vime na ilha de Santa Maria, onde estiveram reunidos dezenas de participantes no local do Forno, em Santa Bárbara, bem como na Oficina de Artesanato, em Vila do Porto.
O evento deu a oportunidade ao público de participar na preparação da fibra vegetal até à construção de peças de arte em vime.

“A Arte do Vime – do tradicional ao contemporâneo” é um projeto MiratecArts em parceria com a Oficina de Artesanato em Vila do Porto e a artista e formadora Aida Bairos.

A artista, uma das poucas pessoas nos Açores que trabalha a tempo inteiro nesta arte, referiu que “desde a minha juventude sempre trabalhei com o vime” e ainda que “eu tento inovar, criar novas peças, em parceria com outros artistas, nomeadamente com outras fibras, mas também com o barro, ao mesmo tempo que continuo a produzir peças mais tradicionais”, acrescentou.

Já para Terry Costa, diretor artístico da MiratecArts, esta é uma oportunidade para cativar novos mercados turísticos para os Açores, uma vez que “este tipo de programação tem um pequeno nicho com potencial de chamar interessados a investirem a passar uns dias na ilha para bisbilhotar, aprender e participar na programação”, sublinhou.

Este ano, a Festa do Vime incluiu participantes do continente americano e estrangeiros radicados na ilha do sol. O projeto bienal já agendou a próxima edição para fevereiro de 2022.

DL/Mirateca

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário