A educação é o melhor investimento na promoção do desenvolvimento

O Secretário Regional da Educação e Cultura referiu, em Ponta Delgada, que “no futuro” a educação é “o melhor investimento” na promoção do desenvolvimento.

Avelino Meneses, que falava no V Fórum Açoriano Franklin D. Roosevelt no âmbito do painel sobre educação, salientou que sair hoje da escola sem uma qualificação é como “deixar o futuro na escola vergado ao peso de um presente sem horizontes”.

Por isso, é preciso “combater umas tantas falsidades”, a do excesso de qualificações, porque “as qualificações nunca são excessivas”, e a de “saídas profissionais”, porque elas “sempre existem, mas sobretudo para os detentores das melhores competências”, enfatizou.

Foi, assim, no sentido de que impedir que algum aluno “fique para trás”, que nos Açores foi construído um plano integrado de promoção do sucesso escolar, o ProSucesso – Açores pela Educação, adiantou.

Para o Secretário Regional da Educação e Cultura, esse plano, ao nível do ensino básico, aposta, através do acompanhamento, na “identificação precoce de todos os atrasos para que jamais se tornem irreversíveis”, e no ensino secundário, através da diversificação das vias pedagógicas, na procura e no encontro de “uma solução para cada estudante”.

Igualmente no sentido de que todos os alunos fiquem “em pé de igualdade”, o Governo dos Açores construiu uma Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social para “complementar a ação” das famílias mais desprovidas de recursos, frisou Avelino Meneses.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário