890 jovens Açorianos entraram este mês no mercado de trabalho através do programa Estagiar

O Vice-Presidente do Governo destacou a significativa taxa de empregabilidade dos jovens que frequentaram os programas Estagiar na Região, revelando que 57 por cento foram contratados logo após o estágio.

Em declarações aos jornalistas o governante salientou que, entre os mais de 7.000 jovens que “fizeram o Estagiar nos últimos quatro anos, 57 por cento conseguiram emprego” logo após o estágio.

Sérgio Ávila destacou que parte destas contratações foram feitas no âmbito do Programa de Incentivo à Inserção do Estagiar – PIEE, que já permitiu a contratação de mais de 1.860 jovens, através da atribuição de prémios financeiros às entidades e empresas, tendo os restantes sido empregados sem apoios públicos.

O Vice-Presidente sublinhou também as alterações legislativas que conduziram à obrigatoriedade das entidades e empresas empregadoras contratarem metade dos estagiários, de forma a poderem continuar a candidatar-se ao programa.

Desta forma, afirmou Sérgio Ávila, impediu-se que “haja uma utilização abusiva do programa Estagiar”, tendo, simultaneamente, o Governo dos Açores criado novas medidas de apoio que incentivam as empresas à contratação sem termo.

Este programa, que foi alargado na sua duração, tem como objetivo possibilitar o exercício de funções adequadas às suas qualificações em contexto real de trabalho, adquirindo experiência profissional e novas competências que potenciam a integração no mercado de trabalho, combatendo as dificuldades de empregabilidade jovem.

Sérgio Ávila afirmou que, apesar da redução do número de desempregados para metade nos Açores, os constrangimentos impostos às condições e idade da reforma em toda a Europa e, consequentemente, também no país e na Região, têm dificultado uma maior inserção dos jovens no mercado de trabalho, justificando-se assim as medidas do Governo Regional.

O titular da pasta da Qualificação Profissional e Emprego anunciou ainda que 890 jovens Açorianos iniciaram este mês estágios em todas as ilhas ao abrigo do programa Estagiar L e T.

Entre estes jovens, 319 são licenciados e 571 são titulares de um curso profissional.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário