Ribeira Grande abre época balnear com segurança reforçada

Foto: CMRG

O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, assinalou neste sábado, 20 de junho, a abertura da época balnear no concelho com o hastear da bandeira azul na praia de Santa Bárbara, freguesia da Ribeira Seca, que repete, mais uma vez, o galardão de qualidade.

Em termos concretos, as novas medidas introduzidas permitiram “aumentar para quatro os postos de vigilância na praia de Santa Bárbara, abrangendo toda a extensão da mesma. Para além deste reforço, também estendemos o horário de vigilância que passa a funcionar das 10h00 às 19h00”, acrescentou.

Alexandre Gaudêncio salientou que “também investimos nos equipamentos que estão ao serviço dos nadadores-salvadores que passam a dispor de rádios para comunicação entre eles, mota de água e uma moto 4×4 que também dará apoio à proteção civil municipal.”

A pensar na prontidão do socorro a situação mais urgentes, a Câmara da Ribeira Grande “equipou as zonas balneares de desfibrilhadores, tendo para o efeito os nadadores-salvadores recebido formação específica para trabalharem com aquele equipamento, caso seja necessário”, ressalvou.

À semelhança do ano passado, as zonas balneares mantêm a informação associada ao projeto ColorADD (informação para daltónicos), praia acessível (este ano reforçada com uma zona reservada para pessoas com mobilidade reduzida) e, em colaboração com a Spot Azores, será disponibilizada informação sobre a lotação das praias.

Acompanhado pelo vereador Filipe Jorge, pelo presidente da junta de freguesia da Ribeira Grande, João Moniz e pelo representante da Associação de Nadadores-Salvadores da Costa Norte, Marco Medeiros, Alexandre Gaudêncio manifestou a satisfação pelo caminho percorrido.

Para além da praia de Santa Bárbara, a praia dos Moinhos (Porto Formoso) e a zona balnear das Calhetas (Calhetas) são as três zonas balneares do concelho da Ribeira Grande que voltarão a ostentar a bandeira azul no verão de 2020. Já a praia do Monte Verde, praia da Viola e a praia do Calhau da Maia terão vigilância aos fins-de-semana.

DL/CMRG

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário