Log in

Complexo de Piscinas da Lagoa recebeu simulacro de salvamento

Simulacro-ANSA-Lagoa

No âmbito do Curso de Nadadores Salvadores, decorreu no Complexo Municipal de Piscinas da Lagoa, uma demonstração de meios de salvamento.

Tratou-se de uma iniciativa promovida pela Autoridade Marítima, Associação de Nadadores Salvadores dos Açores e Câmara Municipal de Lagoa, tendo consistido numa demonstração com embarcações e manobras de salvamento. 

Para o Capitão do Porto de Ponta Delgada, trata-se de um elo importante no sistema de socorro que está implementado, e é essencial, que nesta fase da formação, haja igualmente uma consciencialização para a segurança e vida da pessoas. 

Uma consciencialização que tem vindo a crescer, quer juntos dos nadadores salvadores, quer nos próprios banhistas, considera o Comandante Filipe Matos Nogueira. 

Em declarações ao jornal Diário da Lagoa, o responsável pela Autoridade Marítima refere que os utilizadores das zonas balneares respeitam mais os nadadores salvadores, e têm uma maior consciência dos perigos que correm e que se expõe se devem evitar. 

Matos Nogueira adianta que o mar tem os seus riscos é há que evitá-los, sendo que o salvamento começa nos próprios cidadãos, evitando a ativação do sistema de socorro que, por vezes, pode não chegar a tempo de salvar vidas. 

Quanto ao Curso de Nadadores Salvadores, este ano inscreverem-se 32 formandos nas provas de admissão, embora apenas 19 cheguem aos exames finais já no próximo fim-de-semana. 

Segundo o presidente da Associação de Nadadores Salvadores dos Açores (ANSA), a formação dos nadadores salvadores está cada vez mais profissional, e toda a capacidade técnica e humana é levada duma forma que estes, após concluído o curso, sabem o que fazer para serem excelentes profissionais. 

Roberto Sá diz que os utilizadores das zonas balneares têm vindo a olhar para o nadador salvador de outra fora, com mais respeito, sendo que o próprio cidadão está mais exigente, tendo já sido registadas queixas, junto das entidades competentes, por atuações menos corretas da parte de alguns nadadores salvadores. 

Roberto Sá refere que este ano, as zonas balneares oficiais, deverão estar garantidas com nadador salvador em número suficiente.   

Ao longo do mais de 20 dias de curso, os candidatos a Nadadores Salvadores têm recebido formação prática e teórica que lhes permitirá nos dias 5 e 6 de junho concluir, com aproveitamento, as exigentes provas e exames de modo a integrarem as equipas de vigilância e assistência a banhistas na ilha de São Miguel.

DL

Veja as fotos AQUI.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem